sábado, 11 de fevereiro de 2012

Comentário sobre o Livro

Moça dos Cabelos Longos é um livro infantojuvenil, produzido e ilustrado pela autora, com a participação de seu esposo Michael. Possui belas gravuras que dão um encantamento especial à história que, por sua vez, é toda escrita em forma de poesia – um gênero literário que muito atrai a adultos e crianças pelas rimas e musicalidade na recitação. Poderia ser confundido com um conto de fadas, no qual um casal apaixonado enfrenta diversas dificuldades para ficar junto no final. Mas esta é uma história que não começa com o “era uma vez”, e nem termina com o “foram felizes para sempre”, porque se trata de uma história real. É a história de dois jovens que juntos passaram por momentos de angústia e luta, enfrentaram preconceitos reais em nome do amor, problemas de saúde e dificuldades financeiras, colocando em risco os seus mais valiosos sonhos. Porém, encontraram no amor, na fé e na perseverança, a força para vencerem as barreiras e não desistirem de seus sonhos. Esta é a história de amor da autora, contada desde o dia em que conheceu seu esposo até o dia em que marcaram o casamento.
O livro oferece uma boa forma lúdica para trabalhar questões sociais, econômicas, sentimentais, de religiosidade e cidadania com os educandos, além de despertar o gosto pela poesia e desenho (arte e estética). Por meio de uma Proposta Pedagógica elaborada pela autora, a obra ganhou um caráter híbrido, sendo literária e paradidática.
Pelo fato de a história ser real, com “personagens” que vivem no mesmo mundo e contexto social que os leitores, o livro promove um envolvimento mais intenso e diferenciado da criança com a história. Além disso, permite que os leitores contribuam com a sua continuação ao adquirirem o livro e sejam convidados a também escreverem suas histórias, tornando-se escritores. Estes são aspectos que elevam seu trabalho pedagógico a um nível mais significativo e efetivo de aprendizagem.
Os leitores, ou ouvintes, estarão convidados a refletir e a descobrir quanta história pode conter em um longo fio de cabelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário